Translate

visitas

segunda-feira, 23 de março de 2009

Anistia a Delúbio seria confissão de culpa do PT

Não existe pena de morte no Brasil. Isso vale também para a política. Depois de sofrer impeachment, o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, por exemplo, cumpriu seu período de inelegibilidade e voltou à vida pública quando se elegeu senador em 2006.
Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT expulso do partido em 2005, tem todo o direito de querer voltar à política. No seu caso, não há inelegibilidade. Ele pode se candidatar a qualquer cargo, desde que esteja filiado a alguma legenda.
Para isso, ele pediu à direção do PT que lhe dê anistia. O pedido deverá ser examinado pelo Diretório Nacional do PT no seu encontro de maio.
Como o Partido dos Trabalhadores já deu mostras suficientes de tolerância com a corrupção, não surpreenderia uma decisão favorável a Delúbio. Mas seria um escárnio, um escândalo.
Segundo a Comissão de Ética do PT, a expulsão de Delúbio aconteceu porque ele violou o estatuto do partido nos seguintes pontos: "improbidade no exercício" da Tesouraria, "infração grave às disposições legais e estatutárias" e "inobservância grave dos princípios programáticos, da ética, da disciplina e dos deveres partidários".
Ora, uma anistia equivaleria a um confissão de culpa do PT. Todo o partido deveria admitir que errou e imolou em praça pública um homem probo. Ou então poderia votar uma resolução legitimando a corrupção como o modo petista de fazer política.
Mais: o PT deveria, se anistiá-lo, erguer um monumento em sua homenagem pelos serviços prestados. Melhor: deveria esquecer esse negócio de candidatura de Dilma Rousseff e apresentar logo Delúbio como candidato à Presidência em 2010. Quem sabe Marcos Valério não aceitaria ser vice?
Suprema decisão
Tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) o processo do mensalão. Delúbio é acusado dos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Na hipótese de absolvição, faria sentido o PT avaliar o pedido de Delúbio, apesar de partidos políticos fazerem juízos políticos e não jurídicos.
Ou seja, mesmo que venha a ser absolvido no Supremo, algo bastante improvável, a conduta moral de Delúbio não justificaria anistia. Mas essa é uma decisão que o PT, partido que fará 30 anos em 2010, tem toda a soberania do Brasil para tomar.
por Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver notícias e ou comentários sobre a roubalheiras dos politicos, mande pra mim.
Tudo sobre os corruptos que estão representando o povo Brasileiro em Brasília.

Vota aí!!!!

Vote no meu BLOG