Translate

visitas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Oposição nega acordo, mas admite: Sarney vai ficar

Lula Marques/Folha

'Fora Sarney' só no exterior do prédio, sob repressão da Segurança da Casa e da PM

Reunidos no final da tarde desta quarta (12), o tucano Sérgio Guerra e o ‘demo’ José Agripino Maia firmaram uma espécie de pacto.

Haja o que houver, os cinco votos de que dispõe a oposição no Conselho de (a)Ética –três do DEM e dois do PSDB— serão sempre contrários a José Sarney.

Mais: vão lançar mão de todos os recursos à disposição para tentar levar Sarney a um julgamento no plenário do Senado.

Foi a forma que o presidente do PSDB e o líder do DEM encontraram para tentar espantar o noticiário segundo o qual selaram um acordo com a tropa de Sarney.

Embora neguem o acerto, o fantasma os assombra nas manchetes faz três dias. Apresenta-se no superlativo: “Acordão”.

Consistiria no seguinte: a oposição desiste de importunar Sarney e a tropa do líder do PMDB, Renan Calheiros, livra a cara do tucano Arthur Virgílio.

“Não tem acordo coisa nenhuma”, diz Agripino Maia. “Isso não existe”, ecoa Sérgio Guerra.

A despeito do compromisso de continuar empunhando lanças, os principais líderes do bloco anti-Sarney como que jogaram a toalha.

Entre quatro paredes, reconhecem que são mínimas as chances de Sarney ser arrancado da presidência.

Que dizer, então, da hipótese de o mandato de Sarney ser passado na lâmina? Bem, quanto a isso, já não restam dúvidas: a chance é nula.

Farejando o cheiro de queimado, Agripino trata de se vacinar contra a especulação de que teria dobrado os joelhos.

“Nossos votos serão contra Sarney. Se o governo dispõe de maioria, que use essa maioria para nos derrotar Conselho de Ética”.

De resto, Agripino trata de jogar o PT na fogueira. Diz contar com três votos do petismo para desarquivar ações contra Sarney no conselho.

Mais: espera que o PT mantenha também o “compromisso” de votar pela manutenção do arquivamento da representação contra o tucano Virgílio.

Quem primeiro pronunciou o vocábulo maldito –“acordo”— no Senado foi o líder de Lula, Romero Jucá.

Na tarde desta quarta, Jucá tentava explicar-se: não se referia à troca da absolvição de Sarney pela de Virgílio.

Tratava-se do seguinte: a briga deixaria de ser travada no plenário do Senado. Ficaria restrita ao foro "adequado", o Conselho de (a)Ética.

Agripino e Guerra mantêm com Jucá relações amistosas. Mas ambos asseguram que não foram procurados pelo colega.

O cheiro do acordo que todos dizem inexistir aumentou depois que o suplente de suplente Paulo Duque mandou à gaveta a ação do PMDB contra Virgílio.

A calmaria do plenário tonificou o odor. Nesta quarta (12), o "Fora Sarney" ficou restrito ao exterior do prédio do Congresso, numa faixa aberta por militantes do PSOL, sob repressão da Segurança e da PM.

Do lado de dentro, só o deus-nos-acuda do arquivamento do caso Virgílio. Em verdade, mais uma das manobras de Renan Calheiros, o ventríloquo de Duque.

Simultaneamente ao engavetamento que encomendara à marionete que mantém no comando do conselho, Renan preparou o recurso.

Na noite passada, o líder do PMDB já havia colecionado as cinco assinaturas necessárias para levar o arquivamento da ação de Virgílio a voto no conselho.

A idéia da tropa de Renan é a de dispensar a Virgílio o mesmo tratamento que a oposição conceder a Sarney. É quando se espera que entre em cena o PT. Os votos do petismo são vitais tanto num caso como noutro.

A julgar pelo que diz o líder Aloizio Mercadante, o PT pende para a reabertura de ao menos uma das ações contra Sarney e para a preservação de Virgílio.

Embora leve o pé atrás, a oposição fia-se nos compromissos que diz ter ouvido de Mercadante. Promessas que Renan tenta ver descumpridas.

Na noite de terça (11), o líder do PMDB foi a Lula. Encontrou-o no Centro Cultural do Banco do Brasil, sede provisória da presidência.

Renan queixou-se do PT. Espinafrou especialmente Mercadante, a quem acusa de fazer o jogo da oposição. Quer que Lula segure as rédeas do PT.

Enquanto espera pelo posicionamento do petismo, a oposição cuida de segurar os seus. Agripino teve de suar a camisa.

São três os representantes do DEM no Conselho de (a)Ética: Demóstenes Torres, Heráclito Fortes e Eliseu Resende.

Só Demóstenes vota contra com convicção. Heráclito claudicou. Disse que a condição de primeiro-secretário da Mesa presidida por Sarney o limita.

Para evitar surpresas, Agripino combinou com Heráclito a ausência dele nas reuniões deliberativas do conselho. Será substituído pela anti-Sarney Rosalba Ciarlini.

E quanto a Eliseu? Agripino teve com ele uma conversa franca. Nesse encontro, Eliseu assegurou que, mesmo a contragosto, votará contra Sarney.

Com os votos supostamente amarrados, PSDB e DEM se voltam para o PT. A julgar pelo que diz o próprio Mercadante, está combinado que Sarney voltará à grelha.

O suposto compromisso do PT limita-se, porém, à reabertura de pelo menos uma ação no conselho. Não há predisposição para condenações.

Assim, com ou sem acordão, Sarney fica. Na improvável hipótese de que o caso escalar o plenário do Senado, o  salvamento virá com a ajuda de Silvérios da oposição.

No conselho, o voto é aberto. No plenário, é secreto. Um convite à infidelidade.

Escrito por Josias de Souza às 06h02

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver notícias e ou comentários sobre a roubalheiras dos politicos, mande pra mim.
Tudo sobre os corruptos que estão representando o povo Brasileiro em Brasília.

Vota aí!!!!

Vote no meu BLOG