Translate

visitas

terça-feira, 17 de março de 2009

Jorge Hage defende mudança em estudos sobre corrupção - O Globo

 o-globo

Jorge Hage defende mudança em estudos sobre corrupção

Publicada em 16/03/2009 às 20h21m

Jailton de Carvalho

BRASÍLIA - O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, defendeu nesta segunda-feira a criação de um novo modelo de medição de índices de corrupção no Brasil e no exterior. Para o ministro, a fórmula atual, baseada apenas na percepção do problema por alguns setores da sociedade, só tem servido para ampliar a confusão em torno do assunto. Muita gente estaria confundindo o combate com a própria corrupção.


" É como se a realidade da luta contra a corrupção, que se intensificou nos últimos anos em diversos países, não tivesse acontecido "

- É como se a realidade da luta contra a corrupção, que se intensificou nos últimos anos em diversos países, não tivesse acontecido - disse Hage na abertura da II Oficina Internacional de Mensuração do Fenômeno da Corrupção.

As conclusões da II Oficina deverão ser apresentadas no VI Fórum Global Contra a Corrupção, em novembro, no Qatar. Do encontro participaram técnicos da Controladoria-Geral e especialistas da Inglaterra e dos Estados Unidos, vinculados ao Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes. Para o professor Niko Passas, uma das estrelas do encontro, é imprescindível a criação de métodos de que, de fato, tenham condições de apontar concretamente resultados das políticas de combate a corrupção de cada governo ou as consequência da falta de emprenho de determinados governos em relação ao assunto.

- A forma como a corrupção está sendo medida não tem muita utilidade, não é correta - afirmou Niko Passas.


" Uma das idéias é comparar os preços que os setores de compras de diversos setores da administração pública pagam por um mesmo produto "

Para o professor, as estatísticas baseadas nos índices de percepção mostram apenas o que um grupo de determinadas pessoas acham sobre o assunto. As opiniões destas pessoas nem sempre são um retrato fiel da realidade. Niko Passas entende as avaliações devem ser baseadas em dados objetivos para que os interessados saibam localizar onde e quando a corrupção está aumentando ou diminuindo.

- Uma das idéias é comparar os preços que os setores de compras de diversos setores da administração pública pagam por um mesmo produto - sugere.

As discussões sobre assunto são recorrentes toda vez que a ONG Transparência Internacional divulga o ranking internacional da corrupção. O estudo é baseado nos índices de percepção da corrupção.

Jorge Hage defende mudança em estudos sobre corrupção - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver notícias e ou comentários sobre a roubalheiras dos politicos, mande pra mim.
Tudo sobre os corruptos que estão representando o povo Brasileiro em Brasília.

Vota aí!!!!

Vote no meu BLOG