Translate

visitas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

País está à beira de comoção institucional, diz Bonavides | O POVO Online.

 

Corrupção

País está à beira de comoção institucional, diz Bonavides

Na abertura do 3º Congresso Latino-Americano de Estudos Constitucionais, constitucionalista avaliou que corrupção não ameaça garantias constitucionais

Pedro Alves
Especial para O POVO

O jurista cearense Paulo Bonavides afirmou ontem, durante palestra de abertura do 3° Congresso Latino-Americano de Estudos Constitucionais, que o Brasil está à beira de um colapso institucional motivado por uma grave crise de legitimidade que atinge os Três Poderes. “O Brasil se acha bem perto de uma comoção institucional, que levará o povo às ruas, em protesto. Só a cegueira governante das elites políticas, que atraiçoam o povo e a nação, não tem sensibilidade de perceber que estamos com os pés à beira do abismo”, avaliou.
A avaliação do jurista, cujos estudos na área de constitucionalismo ganharam destaques nacional e internacional, foi feita durante a palestra “Qual a ideologia da Constituição?”, em que o jurista falou sobre o processo de incorporação ideológica na Constituição Federal e os acontecimentos históricos por trás do fenômeno.
Segundo Bonavides, apesar da estabilidade de governo conquistada pelo País com a promulgação da Constituição de 1988, a conduta corrupta que é verificada nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário leva o País ao risco de desordem institucional, em que o povo buscaria nas ruas retomar os direitos democráticos previstos na Constituição. Neste aspecto, o jurista é otimista: “A corrupção dos altos poderes não terá força para revogar os direitos e as regras sociais consagradas na Constituição”.
Princípios
Na palestra seguinte, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, afirmou que a defesa dos princípios democráticos constitucionais é um dos objetivos fundamentais da existência do Poder Judiciário.
E-Mais
> Paulo Bonavides foi homenageado pela ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, com o medalhão comemorativo do bicentenário do Tribunal. A ministra convidou a esposa do jurista, Iêda Bonavides, para entregar a homenagem ao marido.
> Após as palestras, foi lançada IX edição da Revista Latino Americana de Estudos Constitucionais. Bonavides disse que, ao chegar à 9ª edição, a revista se consagra como um sucesso. Ele lembrou que a publicação surgiu como uma homenagem ao centarário da Faculdade de Direito da UFC.
Bonavides recebe homenagem de esposa Iêda e ministra do STM (dir)
CONTEÚDO EXTRA
Confira a íntegra da palestra de Paulo Bonavides em
www.opovo.com.br/conteudoextra

País está à beira de comoção
institucional, diz Bonavides | O POVO Online - Página 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver notícias e ou comentários sobre a roubalheiras dos politicos, mande pra mim.
Tudo sobre os corruptos que estão representando o povo Brasileiro em Brasília.

Vota aí!!!!

Vote no meu BLOG