Translate

visitas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Manifestantes pró e contra Arruda se confrontam nesta manhã na Câmara Legislativa Os grupos invadiram as rampas de acesso à Casa, mas o grupo "Fora Arruda" se recusou a deixar o local quando solicitado pela PM.

Débora Alvares

Publicação: 11/01/2010 10:00 Atualização: 11/01/2010 15:40

 - (Carlos Silva/Esp. CB/D.A Press)

A Polícia Militar e integrantes do grupo “Fora Arruda e toda a máfia” – formado por estudantes e grupos sociais indignados com as denúncias que vieram a tona com a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal – quase se confrontaram na manhã desta segunda-feira (11/1), em frente à Câmara Legislativa. Os manifestantes, que passaram a noite acampados no gramado da Casa, se instalaram na rampa de acesso e se recusaram a sair do local. Policiais tentaram arrastá-los a força, por volta de 8h30, mas a PM decidiu por não iniciar um confronto.

Por volta de 10h, policiais impediam a passagem de comida e bebida ao pessoal contra o governo. Integrantes do grupo, então, jogavam copos de água mineral por cima da barreira formada pelos policiais para que mais ninguém chegasse à rampa.

Manifestantes se confrontam

Manifestantes a favor do governo estavam na outra rampa, mas saíram assim que solicitado pelos policiais. O grupo chegou ao local por volta de 5h e quebrou o caixão e o boneco que os “Fora Arruda” levaram. Foi por conta desta confusão que os opositores decidiram ir à rampa de acesso à Câmara Legislativa, onde ainda permanecem.

O estudante de Letras Diogo Ramalho afirma que o grupo contra o governo não causa tumulto. “Viemos para cá (rampa) por questões de segurança. A única confusão foi mais cedo, com os Arrudistas que chegaram nos acordando e depredando o nosso caixão”.

Segurança

Cerca de 300 policiais militares estão no local esta manhã. Além disso, o agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) permanecem em alerta para o caso de necessidade de intervenção. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Armond da Silva, houve um acordo entre os manifestantes e a PM para que as mesma condições sejam garantidas a ambos os grupos que protestam.

Saiba mais...

Manifestantes protestam em frente à casa de Leonardo Prudente Vigília em frente à Câmara Legislativa entra pela madrugada

No entanto, o responsável pela segurança no local destaca que, com a ocupação da rampa da Casa, os acordos deixaram de ser cumpridos. “Eles podem falar o que quiserem, mas os estudantes estão causando problemas desde ontem. Não podemos deixá-los na rampa porque foi o mesmo recurso utilizado na outra vez que eles ocuparam a Câmara. Mas não vamos entrar em confronto, vamos priorizar a negociação”.

Protestos
Desde a noite deste domingo (10/1), integrantes do grupo “Fora Arruda e toda a máfia” estão em frente à Câmara Legislativa em protesto contra os envolvidos no suposto esquema de propina do GDF. Eles fizeram uma vigília que entrou pela madrugada e decidiram dormir em frente à Casa.

Manifestantes pró-Arruda não param de chegar à Câmara. Ambos os grupos estão com carros de som estacionados em frente à Casa, em que gritam palavras de ordem, a favor e contra o governo.

Denúncia

Integrantes do movimento “Fora Arruda e toda a máfia” acusam os manifestantes a favor do governo de receberem dinheiro para participar dos protestos. Além disso, o grupo de oposição destaca que muitas pessoas do pró-Arruda são ameaçadas de perder seus cargos caso não compareçam às manifestações. As afirmações foram feitas à reportagem do Correio Braziliense durante a manifestação que acontece desde o início da manhã desta segunda-feira (11/1), em frente à Câmara Legislativa.

Um dos manifestantes pró-Arruda afirmou à reportagem do Correio que recebeu R$ 200 para estar ali. Ele não quis se identificar. Participam da manifestação a favor do governo entidades como os artesãos de Ceilândia, quiosqueiros e pessoal de alguns condomínios do DF.

Segundo um dos coordenadores do “Fora Arruda”, Raul Cardoso, em todas as manifestações programadas, o pessoal a favor do governo aparece. O estudante destaca que, no último grande protesto, os Arrudistas chegaram em carros das secretarias do GDF. “Desta vez, eles vieram em carros escolares, que sabemos que tem a ver com o governo”, afirmou.

Com informações de Rodolfo Borges e Juliana Boechat

Observação de Valter Ferreira: Quem defende Politico Ladrão é pior que ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver notícias e ou comentários sobre a roubalheiras dos politicos, mande pra mim.
Tudo sobre os corruptos que estão representando o povo Brasileiro em Brasília.

Vota aí!!!!

Vote no meu BLOG