Translate

visitas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PRESIDENCIÁVEIS

Presidenciáveis realizam primeiro debate após escândalos na Receita Federal

Ponto alto do debate foi a troca de acusações entre a candidata petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra


Jacqueline Saraiva

Publicação: 12/09/2010 23:08 Atualização: 13/09/2010 07:28

Pela primeira vez, após a divulgação sobre a quebra de sigilo fiscal na Receita Federal da filha do candidato José Serra, Verônica Serra, os principais candidatos ao Palácio do Planalto se reuniram para um debate. O evento, realizado em parceria com o jornal Folha, foi transmitido ao vivo pela RedeTV! às 21h deste domingo (12/9). Participaram os candidatos José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)

As duas horas dedicadas a discussões de ideias e plataformas políticas se transformaram em uma verdadeira sabatina para a candidata petista, que foi questionada pelos outros três postulantes, principalmente, sobre o futuro de programas sociais, corrupção e relações com o governo do Irã, debatidos no primeiro bloco do debate.

Sigilo quebrado

O escândalo da quebra de sigilo fiscal na Receita Federal polarizou o debate entre os presidenciáveis. No terceiro bloco, de discussões mais ácidas entre eles, a candidata Dilma Rousseff e seu principal adversário, José Serra, ganharam direito de resposta um contra o outro. A petista rebateu acusações de vínculo com vazamentos na Receita Federal.

Dilma acabou a argumentação chamando o tucano de "caluniador". "Ele quer virar a mesa da democracia com divulgação de crime por fato inverídico", reclamou. Serra tevo o mesmo direito e frisou que há provas da interferência do PT no caso. "Eles quebraram o sigilo. A receita oculta os fatos". No fim de sua resposta, Dilma atacou: "Não passarei esta eleição como a caluniadora. Ele é que passará".

Fugindo da briga

Com dores de garganta, a candidata do Partido Verde, Marina Silva, preferiu focar sua argumentação mais nas questões relacionadas ao meio ambiente do que nas discussões sobre corrupção, que foram o ponto alto entre Serra e Dilma. Ela foi enfática ao caracterizar como "piores" os últimos 16 anos do Brasil. Criticou os governantes pela ausência de visão em relação aos desafios ambientais, analfabetismo e falta de qualidade de vida, além de ressaltar a política brasileira como grande entrave para o desenvolvimento. "Avançamos na economia, avançamos no social, mas retrocedemos na política. Estamos na pré-história política", disse.

Marina ressaltou que não é preciso deixar de viver bem para proteger o meio ambiente. “Desenvolvimento é a grande oportunidade de se proteger os recursos naturais. É a economia do século 21"

Resumindo o discurso

Despertando por vezes risadas da plateia e do mediador do debate, o candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) resumiu o debate, da mesma forma que tem feito em todos os confrontos e conseguiu se destacar frente aos adversários. Após criticar Dilma Rousseff, chamando-a de "evasiva", ele evitou entrar na discussão sobre corrupção e foi claro: "Esse assunto, essa sujeirada não é o que me interessa nesta campanha. O problema é uma troca de acusações que representa apenas o nível a que chegou o debate político. Precisamos discutir propostas concretas. O debate é a crítica e não a oposição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver notícias e ou comentários sobre a roubalheiras dos politicos, mande pra mim.
Tudo sobre os corruptos que estão representando o povo Brasileiro em Brasília.

Vota aí!!!!

Vote no meu BLOG