Translate

visitas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Marina Silva afirma que 'quase 5% do PIB é drenado em corrupção'

Marina Silva afirma que 'quase 5% do PIB é drenado em corrupção'
Redação SRZD Eleições 2010 20/09/2010 09h24

Marina Silva (PV), candidata à presidência da república, foi sabatinada segunda de manhã pelos jornalistas Míriam Leitão, Renata Vasconcellos e Renato Machado no jornal "Bom Dia Brasil" da "Rede Globo". Entre os assuntos abordados estavam pré-sal, Belo Monte, educação. Além disso, Marina pautou a falta de discussão das propostas de governo, que dão lugar ao embate político. Em suas respostas, a candidata do partido verde falou bastante dos desvios de dinheiro público, e chegou a citar os escândalos atuais da Casa Civil, Correios e do governador preso no Amapá

Ao ser questionada sobre as ressalvas que faz sobre a economia de carbono, Marina respondeu que "petróleo é mal necessário". Se eleita, Marina daria continuidade à exploração da camada Pré-Sal, com o diferencial do investimento em tecnologias para evitar acidentes ecológicos como o que aconteceu no Golfo do México este ano. Ela abriria espaço para que a iniciativa privada - se interessada - investigasse o procedimento, pregando transparência para evitar grandes sustos.

No quesito ecologia, ela foi questionada sobre sempre citar o risco de apagão no país, como o que aconteceu no ano de 2009, mas, apesar disso, ser contra a construção de Belo Monte. Ela respondeu dizendo que a construção da usina se dará por falta de planejamento e comparou o conjunto de providências tomadas separadamente ao PAC, dizendo que o Programa de Aceleração do Crescimento não é um programa, mas uma junção de obras. Lembrou as demissões dos principais responsáveis pelo processo de liberação de obras da hidrelétrica no Pará, e das 42 condicionantes para a execução do projeto, que exige acompanhamento em diversas áreas de impacto, não só ambiental.

Marina já tinha antecipado o assunto ao responder uma pergunta sobre como conseguir recursos para educação, lembrando que um empréstimo concedido de 18 milhões terá de ser feito para a viabilização da construção de Belo Monte, e falou do combate ao "apagão social".

Em seu programa ela sugere um programa de educação em tempo integral, que pressupõe aumento nas escolas, bibliotecas, alimentação para as crianças. Quando questionada sobre verba para esses projetos, que seriam caros para o estado, ela respondeu que quando se refere à educação integral, não é necessariamente a escola em tempo integral, que não recorreria ao pensamento tradicional do ensino em sala de aula. Visitas a museus, práticas comunitárias, fora da escola, seriam atividades programáticas na vida das crianças. O investimento em educação em seu projeto seria que o investimento nessa área cresça de 5% para 7%. Ao ser questionada sobre o aumento considerado alto pelos jornalistas, ela citou o caso Pedro Paulo, governador do Amapá, preso por desvio de verbas. "Quase 5% do PIB é drenado em corrupção", afirmou.

Sobre Dilma Rousseff afirmar que participou do combate ao desmatamento na Amazônia, a candidata do PV disse que o governo cuidava da parta política e que a participação ativa era realizada por ela própria.

Quando perguntada sobre as taxas verdes, Marina disse que eles farão parte dos impostos tradicionais, mas funcionarão como uma espécie de multa para as emissões poluentes- como por exemplo as de CO².

A ecologista falou sobre os trabalhadores brasileiros economicamente ativos que ainda exercem suas atividades informalmente; sobre as constituintes propostas por ela não se tratarem de atitudes autoritárias que ferem as cláusulas pétreas da constituição; reforma política, protelada por interesses políticos, ocasionando o desequilibro da democracia e sobre a "visão estratégica" dos presidentes Lula e Fernando Henrique.

Em suas considerações finais, Marina se propôs a debater o Brasil - educação, segurança pública, instituições. Pediu apoio para combater o retrocesso político da corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver notícias e ou comentários sobre a roubalheiras dos politicos, mande pra mim.
Tudo sobre os corruptos que estão representando o povo Brasileiro em Brasília.

Vota aí!!!!

Vote no meu BLOG