Translate

visitas

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Os óculos do sogro e o revólver dos comissários: entendendo a corrupção - Política - Brasil Wiki!

Os óculos do sogro e o revólver dos comissários: entendendo a corrupção

Publicado em 16/06/2009

wiki repórter - luferom - Brasília-DF

Na minha opinião, o exemplo mais perfeito e acabado de corrupção ocorreu na periferia do governo Collor e se destaca dos demais, não pelos altos valores em dinheiro envolvidos, muito pelo contrário, mas por traduzir, como nenhum outro, a mentalidade arrogante, mesquinha e prepotente do indivíduo corrupto.

Considerando a velocidade e volume de informações hoje em circulação, medida em terabytes, talvez a maioria não se lembre de que o sogro do "caçador de marajás", necessitando de óculos novos, em vez de ir a uma ótica, como um cidadão comum, resolveu enfiar a mão na verba da Legião Brasileira de Assistência de Alagoas destinada à aquisição de óculos para pessoas carentes. Estas continuaram a enxergar mal, pois o pai da ex-primeira dama Roseane gastou nos seus óculos toda a verba.
A preços de hoje, entre armação e lentes da melhor qualidade e pelos serviços de uma ótica de primeira linha, o primeiro sogro gastaria em torno de dois mil reais. Se não quisesse gastar do próprio bolso, bastava pedir esta ninharia ao tesoureiro PC Farias, por conta de falcatruas passadas e futuras da turma collorida. Mas não, era preciso raspar os cofres da LBA, não pelo dinheiro em si, mas para mostrar ao populacho que o dinheiro público está lá, não para atender às necessidades dos menos favorecidos, mas à disposição dos donos do poder.
E, por falar em donos do poder, corte rápido. Flashback para os anos 70. Recém formado, tive uma lição prática do que é a ânsia de poder, e não foi de nenhum político candidato a altos cargos da República. Eu trabalhava então na Justiça do Rio Grande do Sul, servindo no foro de uma pequena cidade da zona sul do Estado, e fiquei surpreso com a quantidade de pessoas interessadas em ocupar o cargo de comissário de menores. O cargo, que implicava em assessorar o Juiz de Menores em inspeções e investigações, não era remunerado.
Acabei descobrindo que circulava na cidade a informação de que os comissários de menores tinham direito a porte de arma. Tal informação era verdadeira só em parte: o Juiz poderia autorizar os comissários, quando em atividades de risco, a portar armas, mas fora dessas situações o porte não era permitido. Portanto, o que aqueles candidatos a comissário queriam era exibir seus vistosos revólveres na cintura e possivelmente intimidarem seus desafetos sem serem molestados pela polícia. Outro exemplo de mentalidade corrompida, sem envolver fortunas em dinheiro.
Por tudo isso, duvido muito quanto ao "lançamento" de candidaturas a presidente da República de homens aparentemente à margem da política tradicional, como se estes, uma vez cooptados por partidos políticos, seriam imunes aos vícios do poder. A lista é extensa: vem desde o advogado Sobral Pinto, passa pelo cardeal Helder Câmara, para chegar nos dias de hoje ao Ministro Joaquim Barbosa. Mas nenhum desses nomes respeitáveis iria ou irá salvar o Brasil. O país não precisa deste ou daquele indivíduo, precisa é de instituições fortes que nos protejam dos maus, políticos ou não.

Os óculos do sogro e o revólver dos comissários: entendendo a corrupção - Política - Brasil Wiki!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver notícias e ou comentários sobre a roubalheiras dos politicos, mande pra mim.
Tudo sobre os corruptos que estão representando o povo Brasileiro em Brasília.

Vota aí!!!!

Vote no meu BLOG